Será que o tempo cura qualquer trauma mesmo?
A resposta é que não! 😵💫 o tempo por si só não cura nada.
Traumas deixam marcas na vida de uma pessoa e essas experiências podem continuar a influenciar a vida emocional e nos padrões de comportamento dela, ainda que de forma inconsciente.
Na perspectiva da psicanálise, não falamos exatamente em cura mas da compreensão dos processos inconscientes, sentimentos e emoções relacionados ao trauma e a integração dessas experiências traumáticas na estrutura psíquica da pessoa. Parece trabalhoso, né? Porque é mesmo! Elaborar um trauma requer um trabalho terapêutico ativo, no qual o indivíduo é convidado a explorar e processar essas memórias e emoções traumáticas em um ambiente seguro e com a ajuda de uma pessoa profissional.
Esse processo terapêutico traz à consciência as questões inconscientes relacionadas ao trauma, proporcionando a oportunidade de uma reavaliação e reestruturação dos significados que cada um atribui a essas experiências.
É importante ressaltar que cada pessoa é única e o tempo necessário para elaborar pode variar para cada um. Como dito, a psicanálise não promete a eliminação completa de todos os sintomas ou memórias traumáticas, mas sim um processo de transformação que pode possibilitar uma relação diferente com o trauma e formas mais saudáveis de lidar com as consequências que ele deixa.
Caso precise de ajude e queira agendar uma consulta, é só clicar aqui.
________________________________
Psicóloga Gabriela M. Silva
CRP: 06/187269