Compartilhe seus sentimentos

Por que falar sobre os próprios sentimentos é tão difícil para a maioria das pessoas?

Expor seus sentimentos é revelar uma parte íntima e pessoal de si mesmo, o que inclui suas vulnerabilidades, o que pode sim ser assustador. O medo da rejeição, do julgamento vem e isso pode fazer com que as pessoas evitem se expor dessa forma. Além disso, experiências passadas em que compartilhar sentimentos resultou em rejeição, ridicularização ou punição, podem deixar cicatrizes emocionais e afetar a disposição de uma pessoa em falar sobre o que se está sentindo.

E claro, não podemos deixar de lembrar que vivemos em uma sociedade que nos cobra produção e felicidade a qualquer custo, ainda que para isso a gente precise reprimir um monte de sentimentos.

É importante estarmos atentos para o que estamos reprimindo. Quais sentimentos são esses? E como eles aparecem e se repetem em nossas vidas?
Saber identificar e comunicar seus sentimentos é aumentar o conhecimento que tem de si mesmo e poder se conectar verdadeiramente com as pessoas que podem sentir o mesmo que você.

Falar sobre o que se sente é também amenizar o peso que se carrega. Ninguém consegue supor ou adivinhar o que você está sentindo. É preciso falar. Dar acesso a isso para as pessoas ao seu redor é a possibilidade também de avaliar suas relações a partir de uma comunicação verdadeira e transparente.

Todos merecem se sentir ouvidos e compreendidos. Por isso, ouse se deixar vulnerável e compartilhe seus sentimentos, isso te permite vivenciar as coisas de forma mais verdadeira. Caso seja necessário, procure ajuda profissional. Para agendar uma consulta, é só clicar aqui.

_______________________________
Psicóloga Gabriela M. Silva
CRP: 06/187269