Quando o otimismo vira positividade tóxica? 🤯
Positividade tóxica é a crença de que é preciso manter uma mentalidade positiva, independente de quão difícil seja a situação que a pessoa está vivendo.
Pensando em um contexto de vida real, sabemos como é fundamental manter um olhar crítico sobre as experiências e emoções humanas, reconhecendo e assumindo que as pessoas são seres muito complexos com uma variedade de sentimentos e desejos que muitas vezes não são nem conscientes.
Esse discurso de positividade a qualquer custo, cria uma pressão social para que as pessoas sejam sempre felizes e positivas, ainda que enfrentem dificuldades ou emoções negativas genuínas.
É importante ressaltar que negar ou reprimir as emoções e sentimentos negativos (que são completamente humanos), não leva à uma resolução saudável dos conflitos internos. Muito pelo contrário, pode resultar em um acúmulo de emoções não elaboradas e até a um afastamento do contato consigo mesmo, com o que sente.
Compreender as emoções, incluindo as negativas, é parte da experiência humana.
O objetivo numa psicoterapia, não é buscar uma positividade constante, mas sim promover a saúde mental e o bem-estar por meio do entendimento de todos os aspectos de si, o que nem sempre é confortável, mas é um caminho muito mais saudável! 🙂
Caso precise de ajude e queira agendar uma consulta, é só clicar aqui.
________________________________
Psicóloga Gabriela M. Silva
CRP: 06/187269