Só falar resolve?
Depende. Falar com uma psicóloga e com um amigo pode ser bastante diferente, porque cada um desempenha papéis muito diferentes na vida de uma pessoa.
Em um processo terapêutico, através da fala, do vínculo, da escuta e do acolhimento sem julgamentos, a terapeuta acessa o mundo interno da pessoa e juntos tentam compreender os aspectos inconscientes do seu funcionamento psíquico.
Freud destacou na psicanálise, a importância de ouvir atentamente o que a pessoa diz. A importância não só das palavras, mas também à forma como elas são ditas, as pausas, gestos e as emoções presentes na fala do paciente. A escuta na psicanálise é uma escuta profunda e sensível, que busca compreender não apenas o que o paciente diz, mas também o que ele não diz, as lacunas, as contradições e as ambiguidades presentes em sua fala.
Através da escuta, paciente e terapeuta buscam identificar os conflitos, os traumas, as defesas e os padrões de pensamento e comportamento que podem prejudicar a vida de uma pessoa. A partir desse entendimento, pode-se encontrar novas perspectivas para lidar com as dificuldades.
Para isso, é necessário muita colaboração entre paciente e terapeuta. É um caminho longo, mas que vale a pena percorrer quando você se sentir bem acompanhado.
Caso queira agendar uma consulta, é só clicar aqui.
_______________________________
Psicóloga Gabriela M. Silva
CRP: 06/187269