Vamos falar sobre solidão?

O sentimento de solidão é algo tão comum que faz parte da experiência humana. É um sentimento quase inevitável, mas ainda assim, por muitas vezes, difícil de lidar.
Será que podemos olhar através das lentes da psicanálise e entender mais sobre esse sentimento de maneira construtiva?

Para começarmos a refletir sobre isso, precisamos considerar que, para a psicanálise, a solidão não é necessariamente a ausência de companhia, mas um sentimento que pode surgir mesmo na presença de pessoas ao redor. Talvez aconteça quando não estamos íntimos de nós mesmos, ou seja, quando não exploramos nossos desejos (conscientes ou não), nossos impulsos, medos ou até mesmo memórias. Esses elementos, quando não elaborados, podem sim criar um sentimento de isolamento em relação a nós mesmos.

Como evitar esse sentimento?

Talvez a questão não seja evitar, mas aprender a lidar. Para isso, ajuda muito estarmos em contato conosco e observarmos nossas próprias emoções, investigar e questionar o que sentimos, manter relações saudáveis em nossas vidas também é de grande ajuda. Desenvolver vínculos emocionais profundos com as pessoas, sem cair em dependências excessivas e sem negar os conflitos pessoais, é essencial.

A psicanálise fala muito sobre relações e demonstra que a capacidade de expressar nossos próprios sentimentos e escutar os outros, compartilhando experiências, enriquece nossas relações e nosso próprio eu. Isso é fundamental para nos sentirmos conectados conosco e com a vida.

Portanto, caso sinta necessidade, busque ajuda profissional. Todos merecemos nos conhecer, nos conectar e superar aquilo que nos impede de encontrar satisfação na vida.

Se desejar marcar uma consulta, é só clicar aqui.

______________________________

Psicóloga Gabriela M. Silva

CRP: 06/187269